O que é AIDS? Como ela Afeta a Saúde? Tudo sobre HIV SP
AIDS

O que é AIDS?

O que é Aids? Por que temos AIDS/HIV SP

433visualizações
4 min leitura

O que é AIDS? Especialista em HIV/AIDS SP

Curtir a vida é muito bom, mas isso não significa abrir mão da saúde e do bem-estar. Saiba O que é AIDS?

Ter uma vida sexual bem cuidada é essencial e isso envolve se prevenir contra uma infecção por HIV e doenças como a AIDS.

O que é AIDS? Como ela Afeta a Saúde? Tudo sobre HIV SP

Você já Pensou nisso?

Antes de mais nada, é importante especificar quais são as diferenças entre HIV e AIDS. Na verdade, a infecção por HIV pode progredir para se tornar um quadro de AIDS.
O estágio final de um paciente que está com o vírus HIV, então, é a AIDS. Dessa forma, alguém pode viver com o vírus sem desenvolver a AIDS, caso conduza o tratamento adequado.

Com um estilo de vida voltado à prevenção, você não precisará abrir mão da liberdade sexual. Basta se proteger para garantir que nenhum problema grave tenha um impacto sério na sua saúde e na das outras pessoas.

O conhecimento é um poderoso aliado da saúde. O que é AIDS?
A seguir, você confere uma série de informações bem explicadas a respeito da AIDS.

Veja O que é AIDS?:

O que é a AIDS?

A AIDS ocorre quando a infecção do HIV progride e consegue interferir negativamente no sistema imunológico da pessoa. Isso faz com que ela tenha chances maiores de ter doenças graves que prejudicam ainda mais o corpo. É possível viver com o HIV sem desenvolver AIDS, mas isso exige um tratamento e acompanhamento médico competentes.

A sigla AIDS significa acquired immune deficiency syndrome, ou síndrome da imunodeficiência adquirida. Ela foi reconhecida como uma doença pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos em 1981 e, desde então, causou a morte de cerca de 30 milhões de pessoas.

Causas e Transmissão

A AIDS é causada pelo agravamento da infecção do vírus HIV no corpo humano. Então, dá para dizer que ela surge quando o sistema imunológico vai se tornando cada vez mais debilitado e incapaz de se defender contra ameaças.

O principal propósito do tratamento do HIV é evitar que a infecção evolua ao ponto de se tornar um quadro de AIDS.
Portanto, a doença pode surgir caso as decisões erradas tenham sido tomadas nesse processo.

Sintomas

Para ter certeza de que está sofrendo da doença, é essencial fazer um teste que pode ser realizado em boa parte dos postos de saúde e clínicas especializadas.

Veja a seguir uma lista dos principais sintomas da AIDS:

  • Dores de cabeça
  • Cansaço recorrente
  • Flta de energia
  • Manchas avermelhadas na pele
  • Suor noturno
  • Perda de peso
  • Candidíase incessante
  • Dor nas juntas
  • Diarreia por mais de um mês
  • Vômitos e náusea

Tratamento

Como a AIDS é uma doença que não tem cura, o tratamento consiste em fortalecer o sistema imunológico do paciente e, assim, conter a ação do vírus do HIV. Será um processo que deve durar a vida toda, pois requer constante atenção e envolvimento.

Da mesma forma que ocorre nos estágios anteriores de infecção por HIV, o tratamento é feito com base em coquetéis de antirretrovirais. Além disso, devem ser realizados exames periódicos para avaliar a progressão da infecção do vírus e sua ação no corpo.

O que é AIDS? Como ela Afeta a Saúde? Tudo sobre HIV SP

Prevenção

Por ser o estágio mais avançado de uma infecção por HIV, as formas de se prevenir contra a AIDS são as mesmas que as relacionadas à proteção contra o vírus. Isso envolve utilizar proteção durante o ato sexual, evitar o compartilhamento de seringas e demais instrumentos de transfusão, entre outros.

É necessário tratar adequadamente a infecção por HIV para que ela não evolua para um quadro de AIDS. Realize o teste o quanto antes para ter certeza do diagnóstico e, a partir dele, dar início ao tratamento adequado para o subtipo do vírus.

What is AIDS CDC?

AIDS Guidelines CDC

Restou alguma dúvida sobre as particularidades da AIDS e os impactos que ela tem no corpo?

Então, deixe a sua pergunta nos comentários.

Leave a Response

Após receber o diagnóstico da infecção por HIV/AIDS, o paciente deve marcar ou pode ser encaminhado para uma consulta com um Especialista na área de Infectologia. Estou aqui para ajudar a prolongar a vida e manter a qualidade para que sua saúde permaneça praticamente intacta.