(11) 2533-0292
sexta-feira, 16 novembro 2018
O que é HIV SP - Especialista em HIV São Paulo
HIV

O que é HIV?

326visualizações
4 min leitura

O que é HIV? Especialista em HIV SP

O HIV é um vírus que pode ser adquirido principalmente por meio do contato sexual com alguém infectado. A sigla significa “human immunodeficiency virus”, ou vírus da imunodeficiência humana em inglês. Qualquer um pode contrair o vírus HIV independentemente do gênero, idade, classe social ou hábitos sexuais.

Sem o devido tratamento, um paciente com HIV tem uma estimativa de sobrevivência de cerca de 10 anos, dependendo do subtipo do vírus. A infecção foi descoberta na década de 1980, sendo inicialmente associada a pacientes homossexuais, mas logo ficando claro que pode atingir todos os públicos.

Causas e Transmissão HIV – Especialista SP

A transmissão do vírus HIV ocorre, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas. No entanto, também pode acontecer em qualquer outra situação em que exista contato com o sangue, como ao compartilhar seringas ao consumir drogas injetáveis, por exemplo. Também é possível que a mãe passe o vírus HIV para o filho na gestação, amamentação ou no momento do parto.

Não pense que a transmissão do HIV ocorre somente em determinados tipos de relação sexual. Ele pode acontecer tanto no caso do sexo vaginal como também no anal e até no oral. Afinal, o vírus se transmite não só pelo sangue como também pelo sêmen e pela secreção vaginal.

Sintomas do HIV

Ficar de olho nos sintomas pode ajudar a diagnosticar diversas doenças, mas, em se tratando do HIV, é essencial que o paciente procure realizar o teste o quanto antes. Na maioria dos postos de saúde e clínicas especializadas, é possível fazer o teste de HIV, que é capaz de apontar se o vírus está presente no corpo ou não.

Além disso, os sintomas de uma infecção por HIV podem variar dependendo do estágio em que ela se encontra (desde o ponto inicial até o momento em que se desenvolve a AIDS). Veja a seguir os principais sintomas do HIV:

Estágios iniciais

Os sintomas dos estágios iniciais do HIV podem ser confundidos com o de uma gripe comum. Por conta disso, muitos casos acabam não sendo diagnosticados oportunamente e evoluem para os pontos mais graves. Fique de olho nesses sinais e faça o teste para ter certeza:

  • febre baixa
  • suor noturno
  • diarreia
  • dor de garganta
  • cansaço em excesso
  • feridas na boca
  • inflamação na íngua
  • dores de cabeça

Estágios Avançados do HIV

Os sintomas dos estágios iniciais desaparecem depois de cerca de 2 meses, mas isso não significa que a infecção sumiu.
Pelo contrário: ela evolui para o seu próximo estágio, que pode durar até 10 anos. É muito importante que o paciente inicie um tratamento nesse momento para manter contida a ação do vírus.

Tratamento do HIV

O que é HIV SP - Especialista em HIV São Paulo

Uma infecção por HIV não tem cura, mas sim métodos utilizados para conter os seus efeitos e ajudar o paciente a conduzir sua vida apesar da doença. Como o HIV é um retrovírus, o tratamento envolve o uso de uma mistura de antirretrovirais, os famosos coquetéis. Desde os anos 1990, esse método é usado para tratar a infecção por HIV e é responsável pela diminuição nas mortes pela doença.

Dessa forma, o tratamento de HIV tem como objetivo principal conter a ação do vírus HIV e evitar que o estado do paciente evolua para um quadro de AIDS. Com a condução adequada, inúmeras pessoas conseguem ter vidas normais e sobreviver por vários anos com o vírus HIV. Para isso, basta diagnosticar a doença cedo e iniciar um tratamento eficaz o quanto antes.

Prevenção do HIV

O que é HIV SP - Especialista em HIV São Paulo

Como qualquer pessoa corre o risco de contrair o vírus HIV, você precisa ficar de olho em algumas formas de prevenção para se cuidar. Isso é importante principalmente se você tem um estilo de vida em que entra em contato sexualmente com diversas pessoas. Não é necessário deixar de curtir a vida, basta tomar alguns cuidados para se proteger.

O uso do preservativo é essencial, porque impede que exista contato sexual direto com a outra pessoa. Sim, isso também vale para o sexo oral. Além disso, é importante não compartilhar qualquer tipo de instrumento que entre em contato com o seu sangue, como é o caso de seringas.

PDF Whats is Hiv – US CDC

Modulo 1 CDC – HIV SP

Agora você já sabe muito mais a respeito do HIV SP, os riscos que ele oferece à saúde e de que formas se proteger dele.
Quer tirar alguma dúvida?

Deixe um comentário com a sua pergunta.

Leave a Response

Após receber o diagnóstico da infecção por HIV/AIDS, o paciente deve marcar ou pode ser encaminhado para uma consulta com um Especialista na área de Infectologia. Estou aqui para ajudar a prolongar a vida e manter a qualidade para que sua saúde permaneça praticamente intacta.