(11) 2533-0292
sexta-feira, 16 novembro 2018
Antirretroviral
AIDScarga viral indetectávelEspecialista em Aidsespecialista hivHIVhiv spTratamento HIV

Como Saber Se O Tratamento Do HIV Está Sendo Eficaz

39visualizações
2 min leitura

Como Saber Se O Tratamento Do HIV Está Sendo Eficaz

A única forma de saber se o tratamento do HIV está sendo eficaz é realizando os exames de sangue necessários, junto com o acompanhamento médico pelo Infectologista.

O exame realizado é o de carga viral, que é o exame utilizado para identificar a quantidade de vírus que está circulando no sangue.

Antirretroviral

Objetivo Principal do Tratamento do HIV

Para saber se o tratamento está sendo eficaz, primeiramente é preciso entender que o objeto principal do tratamento do HIV não é aumentar a quantidade de células de defesa (os linfócitos de tipo CD4) no seu organismo.

Quando o vírus ataca estas células de defesa, elas diminuem em quantidade no nosso organismo, deixando assim o sistema imune da pessoa debilitado.

Os pacientes que dão início ao tratamento já apresentando baixos níveis de CD4, irá resultar, consequentemente, no aumento destas células, apesar de não ser o seu objetivo principal.

É de suma importância essa compreensão, já que é comum dar início ao tratamento mesmo estando com os níveis de CD4 normais, até mesmo para pessoas que não possuem o vírus.

Sendo assim, se o vírus do HIV está circulando no sangue, o tratamento está indicado independente do nível de CD4 do paciente.

Como Saber Se O Tratamento Do HIV Está Sendo Eficaz

Caso a pessoa der início ao tratamento e não diminuir sua carga viral ou não atingir o alvo do tratamento, que seria chegar a níveis indetectáveis, é visto como falha no tratamento, mesmo que os níveis do CD4 sejam considerados bons.

Isso se dá pela permanência do vírus circulando no sangue, por consequência,  deve ser modificado o esquema de tratamento ou, no mínimo, investigar o por que dessa falha.

Sendo assim, a forma mais adequada de saber como está a resposta ao tratamento é realizando os exames para controle.

Apesar de não tem um período pré determinado para que o alvo principal do tratamento seja alcançado, estipula-se um período de até 6 meses.

No entanto, em alguns casos, o exame é realizado com um mês após o início do tratamento, mesmo tendo em vista que neste tempo a carga viral provavelmente não esteja indetectável, a depender do valor inicial da carga viral do paciente.

Contudo, somente será possível definir o alvo terapêutico e avaliar se o tratamento está sendo eficaz ou não, é mediante os testes moleculares (que são os de PCR ou carga viral).

Na dúvida, agende já sua consulta com a nossa especialista em HIV.

Após receber o diagnóstico da infecção por HIV/AIDS, o paciente deve marcar ou pode ser encaminhado para uma consulta com um Especialista na área de Infectologia. Estou aqui para ajudar a prolongar a vida e manter a qualidade para que sua saúde permaneça praticamente intacta.